Dança e música Africana com o Djembedon
Djembedon significa “As Danças do Djembê” na língua Malinkê. O diretor artístico da troupe, Luis Kinugawa, realizou uma pesquisa por dois anos na África, especificamente na Guiné, país de origem do Djembê e Dununs, passando também por Senegal e Serra Leoa, em busca de novos instrumentos e sonoridade. A troupe Djembedon realiza shows e performances interativas, assim como vivências, workshows e palestras sobre a experiência adquirida na África.
Segundo Kinugawa, os temas apresentados pelo grupo são arranjados e criados a partir de referências étnicas, da Guiné e do Senegal, adaptando-as ou conservando-as em seu formato original, com dinâmicas e sonoridades diferenciadas, dando ênfase à beleza das danças originais, coreografias, canções e seus significados atemporais.
"A música e a dança 'malinkê' se diferem muito do que conhecemos como afro-brasileiro, porque os mandingas chegaram em menor quantidade ao Brasil. Uma vez que seguem fortemente o Islã, não cultuam Orixás, mas possuem um sincretismo próprio, preservando razoavelmente a estrutura de clãs, desde os tempos do grande Império Mandinga, do século 18", conta.
Segundo Kinugawa, os temas apresentados pelo grupo são arranjados e criados a partir de referências étnicas, da Guiné e do Senegal, adaptando-as ou conservando-as em seu formato original, com dinâmicas e sonoridades diferenciadas, dando ênfase à beleza das danças originais, coreografias, canções e seus significados atemporais.
"A música e a dança 'malinkê' se diferem muito do que conhecemos como afro-brasileiro, porque os mandingas chegaram em menor quantidade ao Brasil. Uma vez que seguem fortemente o Islã, não cultuam Orixás, mas possuem um sincretismo próprio, preservando razoavelmente a estrutura de clãs, desde os tempos do grande Império Mandinga, do século 18", conta.
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