31.8.06

Recital de piano com Fernando Calixto

Bacharel em piano pela Universidade de Brasília,na classe da professora Alla Dadaian (Rússia) onde estudou também com os professores Daniel Tarquínio e Jaci Toffano, tem atuado intensamente como solista e camerista.

Recebeu excelentes críticas ao interpretar obras como Concerto Nº 2 de Rachmaninov, Concerto n1 de Liszt, Suíte n2 op.17 em duo com a pianista Alla Dadaian, entre outros. Gravou com Soprano Della Henry (EUA) o CD “Encantadas”, fez também gravações ao vivo para a TV Senado e para A Brasília Super Rádio FM.

Calixto já recebeu inúmeros prêmios como pianista, dentre eles o primeiro lugar no Concurso de Piano em Ituiutaba e o primeiro lugar no concurso Temporada UNB de Música de Câmara.

No festival apresentará um recital de músicas russas, com composições de Tchaikovsky, Rachmaninov e Mousorgsky.

25.8.06

Ivaldo Bertazzo confirmado

Coreógrafo e professor de dança e terapias corporais, Ivaldo Bertazzo é uma das mais importantes personalidades da dança brasileira. Começou a dançar aos 16 anos e hoje em dia acredita que a arte se dá na fusão dos mundos. Já estudou dança em vários países como Turquia, Grécia e Espanha. Ao mesmo tempo em que descobria essas outras culturas da dança, Bertazzo foi se aproximando da fisioterapia e enveredando por outros universos: o estudo do funcionamento do aparelho locomotor e da biomecânica humana. Hoje em dia dirige a Escola de Reeducação do Movimento, que criou em 1975.

Ballet Stagium dança Coisas do Brasil no Festival

O trabalho da companhia Ballet Stagium iniciou-se em 1971, quando Marika e Décio se uniram para uma série de programas didáticos sobre as diversas vertentes da dança na TV Cultura de São Paulo. Nesses 35 anos de vida, vários nomes da música brasileira já criaram partituras oficialmente para o Stagium, como Milton Nascimento, (Missa dos Quilombos), André Abujamra (Shamain) e Egberto Gismonti (Pantanal), entre outros.

O Stagium também foi a primeira companhia nacional a utilizar trilhas sonoras da mpb, com nomes como Pixinguinha, Chico Buarque, Lamartine Babo, Ari Barroso, Cartola e muito outros. O novo espetáculo “Ballet Stagium dança Chico Buarque” apresentará composições de Chico, Vinicius de Moraes, Tom Jobim, Francis Hime e Edu Lobo. A apresentação contará ainda com uma narração (já pré gravada) de Paulo Autran, declamando um trecho do poema “E agora José”, de Carlos Drummond de Andrade.

E nós queremos meditar

Edmundo Barbosa MA é Psicoterapeuta em SP, coordenador de grupos de treinamento e vivência em trabalho corporal neo-reichiano no Brasil, EUA e Europa, além de diretor e fundador da Associação Gaia Revida, onde dirige grupos de apoio emocional a pacientes de câncer e coordena grupos de formação de empreendedores sociais e preservação no meio ambiente. É lider de workshops no Instituto Esalen (Califórnia) e consultor de empresas, onde desenvolve trabalhos e treinamentos empresariais. No Festival, Edmundo será o responsável pela dinâmica de sábado e domingo de manhã: "Meditação em Movimento das 4 Direções" que acontece apartir das 8h30.

Dança e música Africana com o Djembedon

Djembedon significa “As Danças do Djembê” na língua Malinkê. O diretor artístico da troupe, Luis Kinugawa, realizou uma pesquisa por dois anos na África, especificamente na Guiné, país de origem do Djembê e Dununs, passando também por Senegal e Serra Leoa, em busca de novos instrumentos e sonoridade. A troupe Djembedon realiza shows e performances interativas, assim como vivências, workshows e palestras sobre a experiência adquirida na África.

Segundo Kinugawa, os temas apresentados pelo grupo são arranjados e criados a partir de referências étnicas, da Guiné e do Senegal, adaptando-as ou conservando-as em seu formato original, com dinâmicas e sonoridades diferenciadas, dando ênfase à beleza das danças originais, coreografias, canções e seus significados atemporais.

"A música e a dança 'malinkê' se diferem muito do que conhecemos como afro-brasileiro, porque os mandingas chegaram em menor quantidade ao Brasil. Uma vez que seguem fortemente o Islã, não cultuam Orixás, mas possuem um sincretismo próprio, preservando razoavelmente a estrutura de clãs, desde os tempos do grande Império Mandinga, do século 18", conta.

24.8.06

A arte de Guto Lacaz

Nasceu em São Paulo, em 1948. É arquiteto formado e também é artista plástico, desenhista, ilustrador, designer, cenógrafo e editor de arte de revistas. Sua produção transita entre o design gráfico, a criação com objetos do cotidiano e a exploração das possibilidades tecnológicas na arte, sempre tratada com humor e ironia.

Meditação em Movimento das Quatro Direções


Nas manhãs de sábado e domingo, a partir das 8h30, o festival dos Mellos receberá um exercício de Meditação em Movimento, com o psicoterapeuta Edmundo Barbosa. A “Meditação em Movimento das Quatro Direçõesconsiste em exercícios que fazem parte da filosofia do Sufismo. São movimentos leves e constantes associados a uma respiração dirigida e esvaziamento dos pensamentos, acompanhados de melodia específica, que determina um ritmo do processo individual e coletivo.

Os exercícios são indicados a pessoas de qualquer idade, exigem pouco esforço e trazem um benefício imediato, estimulando o sistema endócrino. A respiração guiada influencia o sistema circulatório e conseqüentemente aciona os mecanismos internos de auto-regulação e o esvaziamento da mente propicia um saudável estado meditativo.

O coordenador da atividade, Edmundo Barbosa, é coordenador de grupos de treinamento e vivência em trabalho corporal neo-reichiano no Brasil, Estados Unidos e Europa.

23.8.06

DJ Dolores embala o sábado do Festival

Hélder Aragão, mais conhecido como DJ Dolores, nasceu em Sergipe, mas tem o coração em Recife. Já lançou três álbuns: “Disco 1” (em 1999), “Contraditório?”, ao lado da Orchestra Santa Massa (em 2002) e “Aparelhagem” (em 2005). Por este trabalho, Dolores foi o vencedor do Prêmio Tim 2006 de Música, na categoria Música Eletrônica. A apresentação de Dolores acontece na noite de sábado.

Vania Neves participa de conversa no Festival

A empresária Vânia Neves desenvolve há 3 anos, em São José dos Campos, um curso de auto estima feminina. A atividade já atendeu 1.500 mulheres da região e tem o objetivo de melhorar o relacionamento conjugal. Vânia também é proprietária da loja de artigos eróticos Via Sexy, em São José dos Campos.

Luciano Coutinho no FestMellos

O economista Luciano Coutinho Formou-se pela USP em 1968. Ocupou as funções de secretário-geral do Ministério da Ciência e Tecnologia de 1985 a 1988. Foi consultor do Sebrae, do Banco do Nordeste e de governos estaduais. Atualmente dirige a LCA consultores, uma das mais respeitadas empresas de consultoria econômica do país.

Festival recebe pré-estréia de Cacá Diegues

O alagoano Carlos Diegues nasceu em 1940, em Maceió. Estudou Direito na PUC do Rio de Janeiro e nos anos 60 foi um dos principais ícones do Cinema Novo. Diegues dirigiu grandes clássicos, como “Xica da Silva”, “Bye Bye Brasil”, “Tieta do Agreste” e “Deus é Brasileiro”, entre outros. No Festival dos Mellos, Cacá fará a pré-estréia de seu novo filme “O maior amor do mundo”, que conta com as participações de José Wilker, Taís Araújo, Sérgio Britto, Marco Ricca, Stepan Nercessian e Hugo Carvana.

18.8.06

Davi Moraes confirmado

O músico, produtor, arranjador, compositor e cantor Davi Moraes participa do meio musical desde os cinco anos de idade, quando já subia no palco para acompanhar os shows do pai, Moraes Moreira. Davi começou a tocar profissionalmente aos 16 anos e até hoje já lançou dois discos solos - Papo Macaco e Orixá Mutante. Já tocou e participou de discos de grandes nomes da música brasileira, como Pepeu Gomes, Marisa Monte, Daniela Mercury, Carlinhos Brown e Caetano Veloso, entre outros.

14.8.06

João Pedro Stédile confirmado

O gaúcho João Pedro Stédile é formado em economia pela PUC-RS, com pós graduação na Universidade Nacional Autônoma do México. Um dos membros fundadores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Stédile atua na reforma agrária desde a década de 70. Atualemente é dirigente do MST e da Via Campesina.

Canto Erudito com o Coral Jovem do Estado

Criado em 1979, o Coral Jovem do Estado é constituído por jovens estudantes de música, especialmente na área de canto erudito. Tem como finalidade principal contribuir na educação e desenvolvimento de seus integrantes, e assim aprimorar a técnica dos cantores para que no futuro possam se tornar profissionais na área. O Coral é atualmente um dos grupos de bolsistas do Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, a Universidade Livre de Música.

9.8.06

Gustavo Franco confirmado

Gustavo Franco – mestre em economia, doutorado pela Universidade de Stanford, Gustavo Franco foi presidente do Banco Central entre 1997 e 1999. Integrou o grupo de economistas responsáveis pela criação do Plano Real, em 1994. Prestes a lançar um novo livro, o Crônicas da Convergência, Gustavo Franco alia-se ao time de grandes cabeças que estarão do FestMellos 2006.

8.8.06

Marize Matias Cia de Dança confirmada


A Marize Matias Cia. de Dança é uma companhia independente que tem por filosofia trabalhar a Dança Contemporânea com ritmos aplicados ao movimento. A principal característica do grupo é de buscar uma diversidade de temas, cada um inspirando a criação de uma nova proposta de movimentação, o que confere às obras uma riqueza coreográfica de infinitas possibilidades. No FestMellos 2006, a companhia apresentará o espetáculo Alma Negra, uma homenagem à herança africana que a cultura brasileira recebeu, buscando sua valorização através da fusão da arte primitiva com a contemporânea, numa livre interpretação desta diversidade sem pretender ser cronológico nem didático.

7.8.06

Oficina com Roberto Pompéia

Roberto Pompéia - arquiteto, professor e coordenador do Laboratório de Habitação da Unicamp, Pompéia apresentará a oficina Harmonia das Esferas, que fará uma abordagem do potencial humano em transformar o mundo.

Bom humor presente com o Trem da Viração










O irreverente grupo Trem da Viração apresentará músicas do seu novo CD, “Levanta a Poeira”. No show de “Levanta poeira”, o grupo de São José dos Campos revive a sonoridade e o espírito das festas tradicionais brasileiras onde o bom humor e a dança acontecem de forma natural. No repertório também estão músicas presentes nestes sete anos de existência do Trem. As composições são do próprio grupo e trazem, além de influências da música regional brasileira (catira, maxixe, moda de viola, baião e outros), temáticas típicas da realidade da vida interiorana, principalmente do caboclo do interior paulista.

Oded acaba de confirmar presença

Oded Grajew - Formado em engenharia pela Universidade de São Paulo e pós-graduado em administração pela Fundação Getúlio Vargas, o empresário Oded Grajew nasceu em Israel, em 1944. Fundador da empresa Grow Jogos e Brinquedos. É o criador da Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente e também é o grande idealizador do Fórum Social Mundial. Atualmente preside o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social.

4.8.06

Conversa com Alexandre Kalache

Nasceu em 1945, no Rio de Janeiro, é médico e seu interesse pela área social começou na adolescência, quando foi secretário geral da Associação de Estudantes Secundários do então Estado da Guanabara. Atua desde 1995 como Chefe do Departamento do Programa de Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS), em sua sede em Genebra, na Suíça. Desde 1978 pertence ao quadro da Faculdade de Saúde Pública do Royal College of Physicians em Londres.

Peter Fry no FestMellos 2006

Antropólogo nascido na Inglaterra e naturalizado brasileiro, Fry é professor de antropologia no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desenvolveu pesquisas sobre umbanda, política, religiões africanas, relações raciais e línguas africanas no Brasil. É também vice presidente da Associação Brasileira de Antropologia.

3.8.06

Eis o instigador

1.8.06

Luiz Hafers confirmado

Luiz Marcos Suplicy Hafers nasceu em Santos, estado de São Paulo, em 1935. Trabalhou como corretor e exportador de algodão na empresa da família da década de 50 até a década de 70. Viajou o mundo inteiro vendendo algodão. Começou com agricultura em terras arrendadas em 1958, comprou a primeira fazenda de café no Norte do Paraná em 1962, participou de grandes reflorestamentos nos anos 70 que resultaram a fábrica da Pisa Papel de Imprensa S/A da qual foi um dos fundadores junto com o grupo O Estado de S. Paulo. Foi Presidente da Sociedade Rural Brasileira de 1996 a 2002 e sempre está presente nas grandes discussões sobre a agricultura brasileira.

Dorothéa Werneck

Dorothéa Werneck é ex-ministra da Indústria, Comercio e Turismo, ex-diretora da Agência de Promoção das Exportações, Apex.

Fernando José de Almeida presente no festival

Doutor em Filosofia da Educação pela PUC, onde é Professor Titular, tem pós-doutorado em Lyon, França, sobre Tecnologia da Informação aplicada à Educação. Atuou como Secretário Municipal de Educação de São Paulo, no período de 2001 a 2002, é vice-reitor da PUC-SP e denota considerável preocupação com o desenvolvimento dos métodos educacionais, bem como com a inserção da informática no sistema de ensino. É presidente do Conselho da Escola Lumiar e do Instituto Lumiar.

Silvio Meira

Silvio Romero de Lemos Meira formou-se em Engenharia Eletrônica pelo ITA (1977); mestre em Ciências da Computação (1981) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e doutor em Ciências da Computação pela University of Kent at Canterbury, Inglaterra (1985). Além de ter publicado dois livros, é autor de cerca de uma centena de artigos científicos e tecnológicos. Foi pesquisador do CNPq por mais de 15 anos.

Jorio Dauster confirmado

Desempenhou, entre muitas outras funções, a Presidência Executiva da Companhia Vale do Rio Doce, de 1999 a 2001. Atualmente é Presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China do Rio de Janeiro. Possui condecorações nacionais como a Medalha Lauro Muller, Ministério das Relações Exteriores.

Boris Fausto participa do Festival

Escritor nascido em São Paulo em 1930, formado em Direito (1953) e em História (1967) pela Universidade de São Paulo. Escreveu o clássico A Revolução de 30 - historiografia e história. Professor do Departamento de Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Boris Fausto também integra a Academia Brasileira de Ciências.

Monja Coen Sensei

Nascida em 1947 estudou direito na PUC de São Paulo. É missionária oficial da tradição Soto Shu – Zen Budismo com sede no Japão e é a Primaz Fundadora da Comunidade Zen Budista, criada em 2001, com sede em Pinheiros. Foi ordenada monja em 1983. Participou de vários cursos e programas de formação para monges tendo se graduado no mestrado da tradição Soto Shu. Retornou ao Brasil em 1995, e liderou as atividades no Templo Busshinji, bairro da Liberdade, em São Paulo, e sede da tradição Soto Shu para a América do Sul durante seis anos. Foi, em 1997, a primeira mulher e primeira pessoa de origem não japonesa a assumir a Presidência da Federação das Seitas Budistas do Brasil.